Ubisoft se desculpa após polêmica em Assassin’s Creed Shadows

Assassin's Cree Shadows

Assassin’s Creed Shadows vem causando burburinho desde que foi anunciado, principalmente no Japão. Críticas à representação da cultura japonesa no jogo, incluindo a etnia do protagonista Yasuke e o uso indevido de bandeiras históricas, levaram a um abaixo-assinado com milhares de assinaturas e muita insatisfação na comunidade.

Diante da repercussão, a Ubisoft finalmente se pronunciou, pedindo desculpas à comunidade japonesa pelas falhas na representação cultural e reconhecendo que alguns elementos promocionais do jogo “causaram preocupação”. A empresa reitera que o jogo se baseia em ficção histórica e que a equipe de desenvolvimento contou com a colaboração de consultores e historiadores externos.

“Em primeiro lugar, queremos reconhecer que nem sempre fomos bem-sucedidos em representar a cultura japonesa de forma autêntica em nossos materiais promocionais. Estamos cientes de que alguns elementos causaram ofensa, e nos desculpamos por isso.”

Pontos abordados na resposta da Ubisoft:

Entre no grupo dos gamer
  • Desculpas: A empresa reconhece que os materiais promocionais de Assassin’s Creed Shadows causaram preocupação e ofensa à comunidade japonesa e pede sinceras desculpas.
  • Representação cultural: A Ubisoft afirma que a equipe de desenvolvimento se esforçou para representar a cultura japonesa de forma autêntica, mas reconhece que nem sempre foi bem-sucedida. A empresa reitera que o jogo se baseia em ficção histórica e que a história de Yasuke é uma reinterpretação ficcional de sua vida.
  • Consultores e historiadores: A Ubisoft destaca que o desenvolvimento de Assassin’s Creed Shadows contou com a colaboração de consultores e historiadores japoneses para garantir a acurácia histórica do jogo.
  • Crítica aos colaboradores: A empresa pede que a crítica seja direcionada à Ubisoft como um todo, e não aos colaboradores individuais do projeto, que não têm controle total sobre todas as decisões.
  • Objetivo da narrativa: A Ubisoft reitera que o objetivo da narrativa de Assassin’s Creed Shadows é despertar a curiosidade dos jogadores sobre a história e a cultura japonesa, e não recontar os fatos históricos de forma literal.

O que esperar de Assassin’s Creed Shadows:

  • Narrativa ficcional: A história de Yasuke em Assassin’s Creed Shadows será uma reinterpretação ficcional de sua vida, com elementos da cultura japonesa, mas sem a pretensão de ser um retrato completamente fiel da história real.
  • Sensibilidade cultural: A Ubisoft afirma que está tomando medidas para garantir maior sensibilidade cultural no desenvolvimento do jogo e que continuará ouvindo o feedback da comunidade japonesa.

Resta saber se as desculpas e as medidas tomadas pela Ubisoft serão suficientes para apaziguar a comunidade japonesa e se Assassin’s Creed Shadows conseguirá conquistar o público quando for lançado.

Jornalista | Redator | CEO at Na La7a | + posts

Meu nome é André Gomes, sou jornalista e apaixonado por jogos. Estou no mundo dos videogames desde que me entendo por gente e amo falar sobre.

Adoro falar e escrever sobre games, já tive outros sites e canais falando sobre e tudo isso me trouxe até aqui.

Minhas franquias favoritas são Final Fantasy 7 e God of War, mas amo outros vários títulos que chega a ser impossível escrever todos aqui.

Rolar para cima