GOTY da Galera: Os melhores e os piores de 2024

GOTY da Galera: Os melhores e os piores de 2024

Já estamos em novembro e, com o clima de final de ano, as tradições começam a aparecer: Black Friday, festas de Natal, Ano Novo e, é claro, o Game of The Year. Chegou a hora de discutir e votar nos melhores e piores jogos de 2024.

Este ano trouxe muitos lançamentos de qualidade, como Final Fantasy Rebirth, Black Myth: Wukong, Metaphor, Dragon’s Dogma, entre outros. Também tivemos boas surpresas, como Astrobot, Silent Hill 2 Remake, Like a Dragon: Infinite Wealth, Rise of the Ronin, e muito mais.

Mas 2024 não foi feito só de bons jogos; também tivemos algumas bombas que floparam lindamente, como Concord, Star Wars Outlaws, Skull and Bones, Suicide Squad, entre vários outros.

Em meio a tantos lançamentos, quem realmente se destaca? Bem, vocês votaram, e aqui está a resposta.

Boss Mais Difícil de 2024

Todo bom jogo tem também um bom boss, e este ano tivemos vários que tiraram o sono dos jogadores. Os mais difíceis foram:

1º – Radahn, Consorte de Miquella

Radahn, Consorte de Miquella, é o boss final da DLC de Elden Ring e conseguiu tomar o lugar de Malenia como o boss mais difícil do jogo. Com ataques de curto, médio e longo alcance, e uma hitbox questionável, desviar dos ataques desse boss é quase impossível. E o que já é difícil se torna ainda pior, pois, na segunda fase, ele conta com a ajuda de Miquella, que torna seus ataques mais rápidos, fortes e com um alcance ainda maior.

2º – Erlang, a Divindade Sagrada

Erlang é um boss imponente, cercado por uma aura de invencibilidade e habilidades divinas. Ele alterna entre ataques de longo e curto alcance com uma lança mística que gera ondas de energia, cobrindo vastas áreas. O jogador precisa lidar com as habilidades de teletransporte de Erlang, exigindo atenção redobrada para evitar ser pego desprevenido. A dificuldade desse boss está em sua resistência e na sua capacidade de regeneração, forçando o jogador a atacar constantemente, sem muitas oportunidades de se curar.

3º – Vegeta Oozaru

Vegeta em sua forma de Oozaru é um verdadeiro teste de resistência e precisão. Transformado em um macaco gigante, ele ataca com uma força avassaladora e possui uma ampla variedade de golpes, desde rajadas de energia até ataques físicos devastadores. Devido ao seu tamanho, ele cobre quase todo o cenário, limitando o movimento do jogador e dificultando a esquiva. O desafio com Vegeta Oozaru está em resistir ao seu poder esmagador enquanto se aproveita de pequenas brechas para causar dano, mantendo-se em movimento constante para evitar seus ataques quase inevitáveis.

Surpresa do Ano

Alguns jogos chegam com o hype nas alturas, com jogadores acompanhando cada detalhe desde o anúncio até o lançamento. Outros, por outro lado, chegam sem grande alarde, sem muitas expectativas, e surpreendem ao se tornarem sucessos. As maiores surpresas deste ano foram:

1º – Silent Hill 2 Remake

Silent Hill 2, um dos jogos de terror mais amados de todos os tempos, finalmente ganhou uma nova versão para a nova geração. Mas, durante todo o período de marketing, os jogadores se questionaram se este remake realmente faria jus ao original. Muitos ficaram com um pé atrás em relação aos gráficos e questionaram a qualidade geral. Contudo, o lançamento foi um sucesso e conquistou os fãs, garantindo o primeiro lugar como a surpresa do ano.

2º – Astrobot

O PlayStation teve um ano fraco em lançamentos de seus estúdios, com a maioria dos títulos vindo de parcerias second-party. Após o fracasso de Concord, um dos poucos jogos first-party do ano, ninguém imaginava que o melhor jogo dos estúdios PlayStation seria Astrobot. O jogo conquistou tanto a mídia quanto o público geral, com uma jogabilidade simples, divertida e cheia de nostalgia.

3º – Metaphor ReFantazio

A nova IP da Atlus conquistou o público. Metaphor ReFantazio pega tudo o que deu certo na franquia Persona e une em um só jogo, criando uma experiência única que combina elementos familiares e novos em um universo completamente diferente.

Maior Flop do Ano

Concord já é um dos grandes flops do ano

Apesar de 2024 ter sido um ano com ótimos jogos, também tivemos lançamentos desastrosos que rapidamente caíram no esquecimento. O maior flop do ano foi:

1º – Concord

A história de Concord é um verdadeiro exemplo de o que NÃO fazer. A Sony comprou o estúdio responsável em 2023, apenas para lançar Concord. O jogo supostamente demorou oito anos para ser produzido e teve um custo estimado de 400 milhões de dólares. Porém, mesmo com a beta aberta, o jogo não atraiu mais de 2 mil jogadores na Steam. A Sony lançou o jogo mesmo assim, mas ele foi um fracasso. Em apenas 10 dias, a empresa fechou os servidores e ofereceu reembolsos para todos os que compraram o jogo (o que não foi muita gente).

2º – Star Wars Outlaws

A franquia Star Wars finalmente estava livre para ser licenciada fora da EA, e o primeiro jogo dessa nova era foi Outlaws. O jogo encantou os jogadores no anúncio, prometendo exploração, combate espacial e várias possibilidades. Mas, no lançamento, revelou-se uma decepção: mecânicas limitadas e a polêmica de corrupção de saves frustraram os jogadores. O flop foi tão grande que acabou afetando outro título da Ubisoft, Assassin’s Creed Shadows, cujo lançamento foi adiado para 2025.

3º – Skull and Bones e Suicide Squad

Em terceiro lugar, tivemos um empate entre Suicide Squad e Skull and Bones. Ambos são jogos live service com alto orçamento, mas, meses após o lançamento, não conseguiam manter nem mil jogadores online. Suicide Squad, desenvolvido pela Rocksteady (conhecida pela franquia Batman Arkham), decepcionou com uma história fraca, personagens sem graça e uma jogabilidade repetitiva. Já Skull and Bones, que deveria ter sido uma DLC de Assassin’s Creed: Black Flag, foi adiado várias vezes e teve um orçamento estimado em quase 800 milhões de dólares. No entanto, lançou com mecânicas genéricas e um foco em live service que acabou afastando os jogadores.

Melhor Jogo do Ano

O que define o melhor jogo do ano? Os melhores gráficos, a melhor história, a melhor gameplay, ou o mais hypado? Para muitos, é a combinação de todos esses elementos. Assim, o melhor jogo de 2024 eleito por vocês foi:

1º – Black Myth: Wukong

Inspirado no conto A Jornada ao Oeste, que conta a história do Rei Macaco, Black Myth: Wukong oferece combates frenéticos e recusou parcerias com empresas de consultoria narrativa, mantendo sua visão original. As críticas sobre a “falta de representatividade” causaram polêmica, mas o jogo se destacou pela qualidade e inovação.

2º – Final Fantasy Rebirth

A segunda parte do remake de Final Fantasy VII, dividido em uma trilogia, não se assemelha em nada ao jogo original. Traz uma gameplay totalmente nova e inovadora, um mundo aberto incrível para explorar, personagens extremamente carismáticos, vários minigames que variam e divertem a jogabilidade e uma história emocionante. (Este é o GOTY no meu coração.)

3º – Elden Ring: Shadow of the Erdtree

A DLC de Elden Ring trouxe um novo e extenso mapa para os jogadores explorarem, novas armas e habilidades, além de adicionar estilos de jogo que cativam até mesmo os jogadores mais avançados. Embora seja uma DLC, Shadow of the Erdtree oferece conteúdo tão vasto que quase parece um jogo novo.

Jogo Mais Aguardado de 2025

GTA VI pode ser adiado pela greve dos atores?

Após os destaques de 2024, é hora de projetar o que vem por aí em 2025, um ano que promete ser um dos mais aguardados da indústria dos games. E o jogo mais esperado de 2025 é:

1º – GTA 6

Nenhuma surpresa aqui, certo? Não poderia ser outro. Com mais de 10 anos de espera, um modo online que revolucionou e continua popular até hoje, e uma sequência do sucesso Red Dead Redemption 2, a Rockstar Games conquistou a confiança dos jogadores. GTA 6 é, sem dúvidas, o maior lançamento aguardado para 2025.

2º – Monster Hunter Wilds e Doom: Dark Age

Em segundo lugar, tivemos um empate técnico entre Monster Hunter Wilds e Doom: Dark Age.

Dois jogos de franquias icônicas que os fãs estavam sedentos por novidades. Doom vai levar os jogadores para uma era mais medieval, com escudos, monstros primitivos, mas com as armas icônicas como é comum na franquia.

Monster Hunter Wilds é o novo jogo da franquia, com um escopo ainda maior que seus anteriores, mas uma mecânica mais agradável para os novos jogadores, a expectativa é que esse jogo atraia um novo público.

3º Ninguém

Todos os votos de jogo mais esperado do ano ficaram concentrados nesses jogos anteriores

2024 foi um ano incrível para os games, e 2025 promete ser ainda melhor. E para você? Seu jogo favorito está entre os mais votados? Deixe seu comentário!

Jornalista | Redator | CEO at Na La7a | + posts

Meu nome é André Gomes, sou jornalista e apaixonado por jogos. Estou no mundo dos videogames desde que me entendo por gente e amo falar sobre.

Adoro falar e escrever sobre games, já tive outros sites e canais falando sobre e tudo isso me trouxe até aqui.

Minhas franquias favoritas são Final Fantasy 7 e God of War, mas amo outros vários títulos que chega a ser impossível escrever todos aqui.

Rolar para cima