Um desenvolvedor de Concord, identificado pelo nick @anim_xander brigou com um jogador e gerou mais uma polemica pra esse jogo que não está tendo vida fácil
O lançamento de Concord, o mais recente título da Firewalk Studios, foi marcado por uma série de controvérsias. Além das críticas negativas da mídia especializada e dos jogadores, o jogo se viu no centro de uma polêmica nas redes sociais, envolvendo um dos seus desenvolvedores.
A controvérsia teve início quando @anim_xander, um dos desenvolvedores de Concord, comemorou o lançamento do jogo em sua conta no X (antigo Twitter). Mas, apesar das expectativas, a recepção dos jogadores foi bem abaixo do esperado, com muitos expressando suas frustrações com o produto final.
Dessa forma, diante das críticas, o desenvolvedor começou a ofender as pessoas que não gostaram do game chamando de “bando de idiotas sem talento”.
CasualCombine: “Sinto muito que esse seja seu primeiro [projeto AAA]. Eu não acredito que seja sua culpa, ou de qualquer outro desenvolvedor, que o jogo tenha tido um desempenho tão ruim. Dá para ver que muito esforço foi colocado para completar este jogo, simplesmente não foi lançado na hora certa e no gênero certo.”
Freegunner M (dev de Concord): “Ei, eu realmente não me importo. Foi um trabalho enorme de pessoas incrivelmente talentosas fazendo um jogo incrível. Por que eu me importaria com um bando de malucos sem talento odiando? Tenho certeza que estou me divertindo muito jogando e não trocaria por nada.”
Após a repercussão dos suas postagens, a reação de @anim_xander foi surpreendente e, para muitos, inaceitável. Contudo, Em vez de se mostrar aberto ao diálogo e disposto a ouvir as opiniões dos jogadores, o desenvolvedor optou por ocultar comentários negativos e responder de forma provocativa, sugerindo que os críticos pagassem para ter suas opiniões ouvidas.
“Pague-me 8 dólares para desocultar seu tweet.”
Consequências
A atitude do desenvolvedor gerou uma onda de indignação nas redes sociais. Como resultado, jogadores se sentiram desrespeitados e traídos, e muitos questionaram a profissionalidade e a ética do desenvolvedor. A polêmica rapidamente se espalhou por diversos fóruns e comunidades online, ampliando o impacto negativo sobre a imagem do jogo e da desenvolvedora.
As consequências da atitude de @anim_xander vão além do impacto nas redes sociais. A falta de empatia e a postura arrogante do desenvolvedor podem prejudicar a reputação da Firewalk Studios e dificultar o estabelecimento de uma relação saudável com a comunidade de jogadores. Além disso, a polêmica pode afetar as vendas do jogo e desencorajar novos jogadores a adquirirem Concord.
A indústria de jogos pode aprender importantes lições com essa situação. Certamente, é fundamental que os desenvolvedores entendam a importância da comunicação com a comunidade e estejam dispostos a ouvir as críticas de forma construtiva. A transparência e a humildade são qualidades essenciais para construir uma relação de confiança com os jogadores.
A polêmica envolvendo Concord serve como um lembrete de que os jogos são criados para os jogadores. Ao ignorar as opiniões e as necessidades dos jogadores, os desenvolvedores arriscam não apenas o sucesso de seus jogos, mas também a sua própria reputação.
Concord
Vale lembrar que o jogo teve uma recepção negativa sendo avaliado em 67 no Metacritic pelos críticos e em 2.3 pelos jogadores, além de registrar números ridículos de jogadores na Steam não atingindo nem 700 jogadores simultâneos no lançamento
O fracasso do jogo agregado a falta de respeito do desenvolvedor com a comunidade, pode levar o estúdio Firewalk a passar por uma onde de demissões ou até mesmo encerrar as atividades.
Meu nome é André Gomes, sou jornalista e apaixonado por jogos. Estou no mundo dos videogames desde que me entendo por gente e amo falar sobre.
Adoro falar e escrever sobre games, já tive outros sites e canais falando sobre e tudo isso me trouxe até aqui.
Minhas franquias favoritas são Final Fantasy 7 e God of War, mas amo outros vários títulos que chega a ser impossível escrever todos aqui.