Valve alerta a usuários que estão comprando uma licença

Valve alerta a usuários que estão comprando uma licença

A Valve, responsável pela plataforma Steam, começou a alertar os usuários de que ao comprar um jogo digital, na verdade estão adquirindo uma licença de uso, e não o jogo em si. Essa mudança na comunicação faz parte de uma adaptação às novas exigências legais, principalmente com a entrada em vigor de uma lei da Califórnia, a AB 2426.

O Que Muda na Compra de Jogos Digitais?

Quando você compra um jogo no Steam, agora verá uma mensagem informando que está adquirindo uma licença de uso do conteúdo, e não o jogo propriamente dito. Isso é exibido no carrinho de compras, junto a um link para o Acordo de Assinatura do Steam.

A mudança tem como objetivo garantir que os consumidores compreendam o que estão comprando: um direito de acesso e uso ao conteúdo digital, que pode ser revogado em determinadas circunstâncias, como a remoção de servidores ou o fim de contratos com as desenvolvedoras.

Por Que Essa Mudança Está Ocorriendo?

A alteração está diretamente ligada à aprovação da lei AB 2426 na Califórnia. A nova legislação exige que lojas digitais deixem claro que os consumidores não estão comprando a posse permanente do produto, mas sim uma licença. Isso é especialmente importante com o avanço das vendas de jogos digitais, enquanto a mídia física se torna cada vez menos comum.

De acordo com Jacqui Irwin, membro da Assembleia da Califórnia e autora da lei, a AB 2426 visa proteger os consumidores da publicidade enganosa, que faz com que eles pensem estar comprando um produto, quando, na verdade, estão apenas pagando pelo direito de usá-lo temporariamente.

Impactos no Mercado de Jogos

Essa mudança no Steam pode ser apenas o começo. A PlayStation Store, Xbox Live e outras plataformas de venda digital podem em breve seguir o mesmo caminho, com novas regras exigindo mais transparência sobre o que os consumidores realmente estão comprando. A lei proíbe o uso do termo “comprar” sem explicar que o cliente está adquirindo apenas uma licença de uso, e não o produto.

Essa transparência visa evitar confusões e frustrações, como aconteceu no caso da Ubisoft, que retirou o jogo The Crew das bibliotecas dos jogadores após o desligamento dos servidores, deixando muitos usuários sem acesso a um conteúdo pelo qual já haviam pago.

O Que Esperar no Futuro?

A mudança pode parecer pequena, mas pode ter um grande impacto na forma como os consumidores entendem suas compras de jogos digitais. Com as plataformas digitais crescendo cada vez mais, é essencial que os jogadores estejam cientes de que seus jogos não são de sua propriedade, mas sim serviços que podem ser revogados a qualquer momento.

Em resumo, a nova abordagem da Valve e outras empresas que podem seguir o exemplo é uma medida necessária para se alinhar às leis emergentes de proteção ao consumidor. Fique atento a essas mudanças e saiba exatamente o que está comprando ao adquirir seus próximos jogos digitais.

Fonte: Game Vicio

Jornalista | Redator | CEO at Na La7a | + posts

Meu nome é André Gomes, sou jornalista e apaixonado por jogos. Estou no mundo dos videogames desde que me entendo por gente e amo falar sobre.

Adoro falar e escrever sobre games, já tive outros sites e canais falando sobre e tudo isso me trouxe até aqui.

Minhas franquias favoritas são Final Fantasy 7 e God of War, mas amo outros vários títulos que chega a ser impossível escrever todos aqui.

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