Após um lançamento conturbado com baixa avaliação no metacritics, desenvolvedor brigando com os jogadores e baixo número de vendas, Concord foi retirado do ar após duas semanas do seu lançamento. Porém, alguns jogadores ficaram realmente chateados com o cancelamento do jogo, o que levou a criação de um abaixo-assinado para tentar salvar o jogo.
A petição que não decolou:
Uma campanha no Change.org foi lançada na tentativa de reverter a decisão da Sony, mas os resultados foram decepcionantes. Dessa forma, com apenas 123 assinaturas em 24 horas, fica evidente que a comunidade de jogadores de Concord não se mobilizou em grande número para salvar o jogo. Essa baixa adesão levanta questionamentos sobre o real interesse dos jogadores no título e sobre a eficácia das petições online em mudar decisões de grandes empresas.
Por que Concord fracassou?
Diversos fatores podem ter contribuído para o fracasso de Concord:
Polemica na produção: Alguns elementos mancharam a imagem do jogo como o envolvimento com a polêmica Sweet Baby que promove a diversidade forçada em seus jogos, além do desenvolvedor que brigou com os jogadores.
Falta de inovação: Os críticos apontaram a falta de novidades em relação a outros títulos do gênero como motivo para criticar o jogo
Gameplay repetitivo: Muitos jogadores consideraram a jogabilidade de Concord repetitiva e pouco envolvente.
Problemas técnicos: O jogo sofre de diversos problemas técnicos, como bugs e lags, que prejudicam a experiência do jogador.
Concorrência: A Sony lançou Concord em um mercado saturado de jogos de tiro, dificultando sua entrada
Preço alto: Em resumo, lançaram o jogo a 40 dólares (200 reais) em um mercado onde todos os seus concorrentes são free to play.
O futuro dos jogos como serviço:
O caso de Concord serve como um alerta para as empresas que investem em jogos como serviço. Esse modelo de negócio, que promete conteúdo constante e atualizações regulares, exige um grande investimento e uma comunidade engajada para ser sustentável. Dessa forma, o fracasso de Concord demonstra que não basta apenas lançar um jogo e esperar que ele seja um sucesso. É preciso oferecer uma experiência de jogo de alta qualidade e manter a comunidade engajada ao longo do tempo.
Um aviso pra sony
A história de Concord é um lembrete de que a indústria de games é extremamente competitiva e que nem todos os jogos conseguem alcançar o sucesso. A falta de engajamento da comunidade e a decisão da Sony de encerrar o projeto demonstram que, mesmo com grandes investimentos, um jogo pode fracassar. Resta agora aos desenvolvedores e às empresas aprenderem com os erros do passado e buscarem criar experiências de jogo cada vez mais inovadoras e envolventes.
Meu nome é André Gomes, sou jornalista e apaixonado por jogos. Estou no mundo dos videogames desde que me entendo por gente e amo falar sobre.
Adoro falar e escrever sobre games, já tive outros sites e canais falando sobre e tudo isso me trouxe até aqui.
Minhas franquias favoritas são Final Fantasy 7 e God of War, mas amo outros vários títulos que chega a ser impossível escrever todos aqui.