Em meio a polêmica se é Indie ou não, Clair Obscur Expedition 33 foi indicado e venceu em várias categorias do Indie Game Awards, incluindo o melhor jogo do ano. Porém, o jogo acabou sendo desclassificado e perdeu todos os títulos conquistados. O motivo? Uso de inteligência artificial.
Siga-nos nas nossas redes sociais
Recentemente, o produtor de Clair Obscur, Francois Meurisse, deu uma entrevista para o El País e admitiu ter usado elementos de IA no desenvolvimento do jogo. E é claro que a entrevista repercutiu e foi utilizada para questionar a qualidade do jogo e validade das premiações.
A polêmica chegou até a equipe de produção do Indie Game Awards e a decisão foi desclassificar Clair Obscur: Expedition 33 e revogar os prêmios conquistados na edição do IGA de 2025.
Confira o comunicado da produção do Indie Game Awards:

Faça parte da nossa comunidade
“O Indie Game Awards tem uma postura rígida em relação ao uso de IA gerada por computador durante todo o processo de indicação e na própria cerimônia. Quando o jogo foi submetido para consideração, um representante da Sandfall Interactive concordou que nenhuma IA gerada por computador foi usada no desenvolvimento de Clair Obscur: Expedition 33. Considerando que uma entrevista recente da Sandfall Interactive confirmando o uso de IA gerada por computador na produção foi trazida à nossa atenção no dia da estreia do Indie Game Awards 2025, isso desqualifica Clair Obscur: Expedition 33 de sua indicação. Embora os recursos em questão tenham sido removidos posteriormente e o jogo seja excelente, ele contraria as regras estabelecidas. Como resultado, o comitê de indicação do IGA decidiu retirar oficialmente as indicações de Clair Obscur: Expedition 33 para os prêmios de Jogo de Estreia e Jogo do Ano”.
Após a desclassificação do jogo, os prêmios conquistados por ele foram redirecionados e Sorry We’re Closed ficou com o título de melhor estúdio estreante, enquanto Blue Prince foi nomeado o GOTY do IGA de 2025.
Leia também
- AION 2 pode ser processado por causa da customização de personagem
- Steam: Jogos lançados em 2025 perdem para jogos antigos e free to play
- Indústria dos games ultrapassa 197 bilhões de dólares e cresce 7,5% em 2025
Jornalista por formação e gamer apaixonado de nascimento. Comecei minha paixão no polystation, passei por vários consoles, mas o que mora no meu coração é o PS4 e o PS Vita.
Minha paixão me levou a fundar o Já Joguei em 2020 e posteriormente o Na La7a em 2024 com apenas objetivo, manter vocês sempre atualizado de tudo que acontece no mundo dos games desde noticias, review e tutoriais.




