
Um suposto vazamento direto de uma fábrica chinesa pode ter revelado o Nintendo Switch 2 semanas antes do anúncio oficial. O vídeo mostra o console em mãos de terceiros e, segundo revendedores, já existem indícios de que o novo hardware poderá ser desbloqueado desde o lançamento — algo inédito na história da Nintendo.
O que sabemos sobre o vazamento do Switch 2?
<<Clique aqui para entrar em nossos grupos no WhatsApp e receba notícias na palma da sua mão>>
Na última semana, o bilibili — uma plataforma chinesa semelhante ao YouTube — recebeu um vídeo polêmico: um suposto Nintendo Switch 2 sendo manuseado por funcionários em uma reunião informal, com direito a testes de qualidade e inspeção do sistema. A publicação, datada de 4 de abril de 2025, ganhou visibilidade no Ocidente após ser resgatada por insiders e criadores de conteúdo especializados em hardware e modding.
Nas imagens, é possível ver o console sem firmware instalada, exibindo apenas um software de checagem interna. Detalhes como o Joy-Con magnético, controle de qualidade da bateria e etiquetas técnicas reforçam a ideia de que se trata de uma unidade retail — pronta para o consumidor final.
“A gente nunca viu isso antes. O Switch 2 pode acabar se tornando o primeiro console da Nintendo a ser vulnerável já no lançamento”, comentou o insider.
Desbloqueio no lançamento
O burburinho ganhou força após um post da Mig Flash Store, revendedora ligada aos dispositivos Mig Dumper e Mig Flash — conhecidos por possibilitar backups de jogos físicos. Segundo a publicação, uma atualização de firmware está em desenvolvimento para suportar backups de títulos do Switch 2, mesmo antes do console chegar oficialmente às lojas.
O detalhe que chama atenção é que, ao que tudo indica, os novos cartuchos do Switch 2 mantêm alguma retrocompatibilidade com os do Switch atual. Isso abre uma brecha para que dispositivos já existentes consigam interagir com o novo sistema, ao menos parcialmente.
<<Clique aqui para entrar em nossos grupos no WhatsApp e receba notícias na palma da sua mão>>
Histórico de desbloqueio
Em 2017, o primeiro Switch demorou alguns meses até ter suas primeiras brechas exploradas — e anos até ver um desbloqueio funcional amplamente disponível. Agora, com as lições aprendidas e uma base de conhecimento mais sólida, o cenário é diferente.
Especialistas apontam que parte dos vazamentos podem estar relacionados à pressão da indústria paralela de acessórios. A antecipação de medidas como a produção de cases e docks específicos para o Switch 2 fortalece a ideia de que partes do design e do sistema já circulavam nos bastidores antes do anúncio oficial.
<<Clique aqui para entrar em nossos grupos no WhatsApp e receba notícias na palma da sua mão>>
A Nintendo está preparada?
Se o desbloqueio do Switch 2 realmente se confirmar antes ou no lançamento, Nintendo enfrentará seu maior desafio em termos de segurança desde a era do Wii.
E com os preços elevados do console, jogos e acessórios, os jogadores estão empenhados a desbloquear o console em tempo recorde.
Com o lançamento do Nintendo Switch 2 previsto para os próximos meses, a grande pergunta agora é: a Nintendo conseguirá manter o controle sobre seu novo hardware ou já vai ter que acionar seu time mais forte, o jurídico.
Entenda mais sobre o desbloqueio
Jornalista por formação e gamer apaixonado de nascimento. Comecei minha paixão no polystation, passei por vários consoles, mas o que mora no meu coração é o PS4 e o PS Vita.
Minha paixão me levou a fundar o Já Joguei em 2020 e posteriormente o Na La7a em 2024 com apenas objetivo, manter vocês sempre atualizado de tudo que acontece no mundo dos games desde noticias, review e tutoriais.