Sony Reafirma Interesse em Seguir Investindo em Jogos Live Service

Concord é encerrado após duas semanas do seu lançamento.

A Sony tem investido pesado no formato live service, mas sem abandonar os títulos single-player que tanto definiram a marca PlayStation. Hermen Hulst, CEO do PlayStation Studios, reafirmou que a empresa busca um equilíbrio entre as duas abordagens.

Essa estratégia gera debates entre fãs e críticos. Afinal, o modelo live service tem potencial, mas será que ele não ameaça a essência dos jogos focados em narrativa?

O Que São Jogos Live Service?

Antes de entrar na discussão, vale entender o conceito. Jogos live service:

  • Recebem atualizações frequentes com novos conteúdos.
  • Focam em jogabilidade contínua, muitas vezes com modos online cooperativos ou competitivos.
  • Exemplos incluem Fortnite e Destiny.

A Sony já lançou títulos de sucesso nesse formato, como Helldivers 2. Porém, o fracasso de Concord mostrou que nem tudo são flores.

A Promessa da Sony para o Futuro

<<Clique aqui para entrar em nossos grupos no WhatsApp e receba notícias na palma da sua mão>>

Em entrevista recente à Famitsu, Hulst destacou que a Sony continuará investindo no formato live service. Entretanto, ele garantiu que os jogos baseados em narrativa permanecerão como parte essencial do portfólio.

Essa abordagem híbrida pode ser a solução ideal para agradar diferentes públicos. Hulst destacou:

  • “Nosso objetivo é criar títulos live service de alta qualidade sem comprometer os jogos single-player que nossos fãs amam.”

O Sucesso de Helldivers 2

O jogo cooperativo Helldivers 2 é um exemplo de como o live service pode dar certo.

  • Conteúdo regular mantém o interesse dos jogadores.
  • A combinação de jogabilidade acessível com desafios para veteranos agradou diferentes perfis.

Essa fórmula de sucesso dá à Sony motivos para continuar explorando o formato.

O Fracasso de Concord

Por outro lado, Concord foi um alerta. O jogo, lançado em agosto de 2024, teve seus servidores desligados após apenas duas semanas.

  • Problemas de desempenho e falta de conteúdo foram apontados como razões para o fracasso.
  • A desenvolvedora Firewalk Studios foi fechada logo depois.

Esse exemplo mostra que o live service exige planejamento minucioso e execução impecável.

Minha Opinião

Pessoalmente, acredito que o modelo live service pode ser uma boa adição ao ecossistema PlayStation, desde que não se torne o único foco. Jogos narrativos são o coração da marca e conquistaram milhões de fãs ao longo dos anos.

Se a Sony conseguir equilibrar esses dois mundos, pode colher ótimos frutos. Mas é essencial não sacrificar a qualidade e a identidade que fizeram do PlayStation um ícone na indústria.

Dicas Para a Sony no Modelo Live Service

  • Invista na narrativa: Mesmo em jogos contínuos, uma boa história faz toda a diferença.
  • Evite excessos: Lançar muitos jogos live service ao mesmo tempo pode fragmentar a base de jogadores.
  • Aprenda com os erros: Fracassos como Concord devem ser lições, não obstáculos permanentes.

Perguntas Frequentes

O que diferencia um jogo live service de outros modelos?

Jogos live service são contínuos, recebem atualizações frequentes e muitas vezes dependem de conexão online para serem jogados.

Por que a Sony aposta tanto no modelo live service?

A empresa acredita que esse formato permite maior engajamento e gera receita constante com vendas de conteúdos adicionais.

Helldivers 2 é um exemplo de sucesso no formato?

Sim. O jogo conquistou jogadores com atualizações regulares e jogabilidade cooperativa divertida.

O modelo live service pode prejudicar os jogos narrativos?

Depende da estratégia da Sony. Se o investimento for equilibrado, os dois modelos podem coexistir.

Concord foi o maior fracasso live service da Sony?

Sim. Seu fechamento rápido e os custos envolvidos marcaram negativamente a experiência.

Fonte

Jornalista | Redator | CEO at Na La7a | + posts

Meu nome é André Gomes, sou jornalista e apaixonado por jogos. Estou no mundo dos videogames desde que me entendo por gente e amo falar sobre.

Adoro falar e escrever sobre games, já tive outros sites e canais falando sobre e tudo isso me trouxe até aqui.

Minhas franquias favoritas são Final Fantasy 7 e God of War, mas amo outros vários títulos que chega a ser impossível escrever todos aqui.

Rolar para cima