O meu console favorito da vida, ao lado do Playstation 4, é o PS Vita. Foi com ele que digo que me tornei gamer de verdade. Por mais que eu tenha passado por outras gerações como PS2 e Xbox 360, foi no PS Vita que comecei a zerar os jogos e explorar cada detalhe que o jogo poderia me oferecer.
Porém, na época eu era novo e não tinha dinheiro para compra muitos jogos, e como era meu primeiro console bloqueado, eu jogava e rejogava várias e várias vezes os poucos jogos que tinha à disposição.
E é aí que Sonic Racing entra na minha vida. Um dos poucos jogos que eu tinha e jogava por horas e horas era Sonic & All-Stars Racing Transformed. Foram hora gastas correndo inúmeras vezes por cada pista, e ao ver o anúncio de Sonic Racing CrossWorlds, uma memória foi desbloqueada e eu sabia que não poderia deixar esse jogo passar.
Bem, chega de falar de memórias afetivas e vamos ao que interessa. Sonic Racing CrossWorlds vale a pena?
Modos de jogo
Começando falando pelo gameplay em si, o jogo é como um bom arcade deveria ser. O jogo conta com quatro modos de jogo sendo o Grand Prix, parque, contra o tempo e corridas online.
Começando pelo modo que é, de certa forma, o principal modo de jogo, o Grand Prix. Aqui você corre em 4 corridas, juntando pontos para garantir a vitória. A corrida é dividida em três pistas, cada uma com uma dimensão que pode mudar o rumo do jogo, já a última corrida é uma volta por todos os percursos passados anteriormente.
O segundo modo de jogo, que eu gostei bastante, é o parque. Nesse modo, os jogadores correm em corridas únicas com regras diferentes para cada uma, o que traz possibilidades novas e uma nova dinâmica para o jogo.
No modo contra o tempo, como o próprio nome já diz, você tem que fazer o menor tempo possível em cada pista do jogo.
Já no modo online, você pode correr contra outros jogadores e subir na classificação global ou juntar-se com seus amigos e se divertir nos mapas do jogo.

Gameplay
Agora falando das corridas em si, Sonic CrossWorlds é aquele clássico arcade que garante horas de diversão para os jogadores. Os personagens e carros são divididos em 5 classes sendo velocidade, aceleração, turbo, potência e controle.
O jogo ainda traz a garagem de veículos que permite que você personalize seu carro, podendo modificar cada atributo.
Além da garagem, no menu dispositivos, cada dispositivo permite você montar sua build, seja ela focada em cada um dos atributos principais, melhorias de campo, ataque, defesa, manobra e muito mais. Esse sistema traz uma enorme variedade de possibilidades para personalizar sua corrida.

Durante a corrida, o jogo conta com alguns elementos como os aneis e os poderes que podem ajudar a equilibrar as coisas permitindo que você saia da última colocação e assuma a liderança (mas o contrário também acontece).

E é claro, não posso deixar de mencionar os CrossWorlds, uma mecânica que, no meio da corrida, te transporta para um outro universo e muda totalmente o ritmo da corrida. Com cenários caóticos e eventos aleatórios, os CrossWorlds dão uma nova dinâmica para o jogo.
E ainda preciso mencionar o “frenesi”. Essa mecânica aparece de forma aleatória e adiciona algumas condições especiais em alguns CrossWorlds e torna a corrida ainda mais imprevisível.

Rivais
E pra melhorar ainda mais a gameplay, o jogo traz a mecânica de rivais. Ao iniciar a corrida, o jogo te mostra quem é o seu rival e cada corrida ganha um tempero pessoal a mais. Você vai querer guardar os itens para usar contra ele e cada ultrapassem é duplamente satisfatória.

Nem tudo são flores
Apesar de ser extremamente divertido, o jogo tem algumas características que podem frustrar os jogadores. São pequenos detalhes que poderiam melhorar a qualidade de vida do jogo.
A principal é o grind. Sonic CrossWorld não tem uma campanha padrão. Pode-se considerar como “zera” o jogo, ao obter todos os veículos e dispositivos. No início isso é tranquilo. Basta completar algumas corridas e objetivos específicos. Porém, após um certo ponto, as coisas começam a ficar cansativas, pois as recompensas começam a diminuir e entra em um grind longo e demorado pra obter os recursos necessários para conseguir todos os itens do jogo.
Mas pra ser justo, isso é o tipo de problema que pode ser corrigido com uma atualização, e torço pra que isso aconteça logo.
Existem algumas mecânicas que eu não chego a considerar um defeito, mas sim algo que poderia ser melhor. A principal delas está atrelada aos dispositivos.
Como já falei, os dispositivos permitem criar várias builds e tornam o jogo extremamente divertido. Porém, você tem que ir para o menu principal e acessar o menu dispositivos pra fazer qualquer tipo de alteração na sua build. Senti muita falta de uma opção de “edição rápida” e poder mudar alguns detalhes da build antes de cada corrida.
Outro sistema que senti que poderia ser melhor foi o parque. Ele é bem divertido, mas em poucas horas você já vai ter jogado todas as variedades de corrida que ele oferece. Essas corridas do parque poderiam ter um pouco mais de opções, mas mesmo que seja apenas essa, um modo “aleatório” deixaria as coisas mais divertidas.
Mas o verdadeiro problema aqui é o preço, por mais divertido que Sonic Racing CrossWorlds seja, ele, assim como praticamente todos os jogos no Brasil, está muito caro. Atualmente ele está sendo vendido a R$400,00 em sua versão base, quase um terço do salário mínimo e, infelizmente, essa é a realidade no Brasil.
Sonic Racing CrossWorlds é um jogo extremamente divertido e que pode te render muitas horas de gameplays e se você gosta desse gênero, acho que vai curtir. Recomendo pegar o jogo assim que tiver uma promoção bacana.
Você já jogou Sonic CrossWolrlds? O que achou?

Análise feita com cópia digital cedida pela Sega
Jornalista por formação e gamer apaixonado de nascimento. Comecei minha paixão no polystation, passei por vários consoles, mas o que mora no meu coração é o PS4 e o PS Vita.
Minha paixão me levou a fundar o Já Joguei em 2020 e posteriormente o Na La7a em 2024 com apenas objetivo, manter vocês sempre atualizado de tudo que acontece no mundo dos games desde noticias, review e tutoriais.