De acordo com uma pesquisa recente, 53% dos jogadores preferem jogos single-player. Enquanto os jogos online, especialmente os de serviço ao vivo, continuam a dominar as receitas da indústria, o single-player ainda tem um espaço relevante e crescente no mercado. Os desenvolvedores que perseguem a tendência do jogo online correm riscos altos, com muitos fracassos recentes. Por outro lado, os jogos narrativos oferece oportunidades mais seguras e sustentáveis para estúdios AAA.
Competitividade dos Jogos Online
Os jogos online, especialmente os de serviço ao vivo, são extremamente competitivos. Com uma economia de atenção saturada, há menos tempo disponível para novos títulos. Apenas alguns jogos conseguem se destacar, deixando pouco espaço para novos competidores. A tentativa de replicar o sucesso de gigantes como Fortnite e League of Legends muitas vezes resulta em fracassos, como visto com títulos como Anthem e Babylon’s Fall.
Custos e Riscos no Mercado de Jogos Online
Desenvolver e manter jogos de serviço ao vivo é caro. Além dos custos de desenvolvimento, é necessário um orçamento contínuo para manter os jogadores engajados. Por exemplo, Genshin Impact teve um orçamento de US$ 100 milhões, com outros US$ 200 milhões por ano necessários para operação. Para muitas editoras, esse risco se torna inviável, especialmente quando o retorno não é garantido.
O Retorno do Single-Player
Em contraste, o modo single-player continua a quebrar recordes. Títulos como Elden Ring e Spider-Man 2 vendem milhões de cópias, comprovando que há uma demanda consistente por experiências solo. Jogos single-player não só têm menos riscos financeiros, mas também se encaixam melhor em uma economia de atenção saturada. Jogadores ocupados, principalmente aqueles com mais de 25 anos, preferem a flexibilidade de jogar no próprio ritmo.
Além disso, a saturação do mercado de jogos online tornou o single-player mais atraente para desenvolvedores que buscam reduzir riscos e maximizar lucros. Lançar um jogo narrativo durante períodos mais tranquilos no ciclo de grandes jogos online é uma estratégia inteligente que tem funcionado.
Um mercado carente
Enquanto os jogos de serviço ao vivo continuam a capturar uma grande parcela do mercado, o single-player oferece uma alternativa viável. A preferência dos jogadores, especialmente daqueles com mais de 25 anos, aponta para uma oportunidade crescente de investir em jogos solo. Desenvolvedores que buscam reduzir riscos e criar experiências envolventes devem considerar alocar mais recursos para o single-player.
Fonte: Midia Research
Meu nome é André Gomes, sou jornalista e apaixonado por jogos. Estou no mundo dos videogames desde que me entendo por gente e amo falar sobre.
Adoro falar e escrever sobre games, já tive outros sites e canais falando sobre e tudo isso me trouxe até aqui.
Minhas franquias favoritas são Final Fantasy 7 e God of War, mas amo outros vários títulos que chega a ser impossível escrever todos aqui.